quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dicas para quem vai operar ou operou recentemente ...

Mais uma postagem ...
Quero passar umas dicas que julgo importante e me ajudaram muito ...
Vamos lá, pra você que vai operar a primeira dica seja organizado. A nutricionista passa uma dieta geralmente para a cada 15 dias, leia bem, converse com ela, tira todas as dúvidas. quando chegar em casa faça anotações, veja os alimentos que precisa comprar e se for possível, compre para duas semanas,(alimentos industrializados, cuide a data de validade), não esqueça você estará operada e sair sempre de casa para ir ao mercado não é uma opção.  
Um dia antes da cirurgia se você optar por comprar os caldos, fique tranquilo, não terá trabalho na cozinha, mas se optar por cozinhar vamos lá.
para te ajudar e manter tudo organizado e limpo, compre potinhos do tamanho que a tua nutricionista indicar para os caldos, potinhos com tampas que vão ao microondas e freezer. Até mesmo para fazer a gelatina e guardar na geladeira com tampa, você terá um alimento limpinho e sem odores da geladeira.
Eu comprei estes





  















Vem 24 potinhos, o plástico do pote é de ótima qualidade, durinho e esta testado, vai para o freezer e micro. custou em torno de R$ 7,00.
Falei dos potinhos porque vocês podem fazer os caldos, sopas, e papinhas e colocar no potinho e congelar (claro que fazer por semana). Quando precisar tomar os caldinhos é só levar ao microondas, descongelar e consumir no próprio potinho, como se fosse um copinho (pode lavar se quiser, o plástico muito bom) 
Outra dica compre sempre os legumes e verduras que vão consumir só para aquele caldo, lembre-se verduras e legumes estragam muito rápido.
Para coar meus caldos utilizei um coador de café de pano NOVO.
comprei o coador, fervi para não ter problemas de pegar bichinhos no novo estomaguinho kkkkkk. quando se utiliza este coador só fica realmente o caldinho, é a segurança que não irá nenhum pedaço sólido da sopa, já que não podemos tomar. Eu optei por não guardar os coadores, o valor é baixo, achei mais higiênico comprar um para cada semana e também comprei para os sucos naturais, porque na segunda semana tinha suco natural, e não era permitido tomar o bagacinho da fruta (no meu caso), então a melhor opção foi ter um coador de café. O coador que utilizava no suco eu lavava e guardava na geladeira dentro de um saco plastico limpo, ou papel filme.



Outra dica é utilizar um cronometro, todos os celulares novos tem, alguns relógios também. O temporizador vai te ajudar a não tomar o líquido antes do tempo e assim te protege de machucar seu pequeno estômago. Converse com seu médico referente ao tempo de cada gole e dai configure seu temporizador.




Uma outra dica que considero valiosa, após cirurgia precisamos caminhar muito, para não ter problemas como trombose, embolia Pulmonar dentre outras, nosso corpo precisa se mexer com calma para eliminar gases. Aproveite e caminhe sempre dentro de casa para pegar suas refeições, não fique na cama ou no sofá esperando, chamando, pedindo ao familiar ou amigo, além de te fazer bem, você não fica entediado.
Se tiver armário baixo (precise se abaixar para pegar algo), antes da cirurgia levante tudo, coloque em um lugar que você mesmo possa mexer sem se machucar.
Não esqueça de providenciar uma sacola/bolsa térmica, pois logo voltará a sua rotina normal e precisará levar suas comidinhas, seus caldinhos com você.

Espero ter ajudado com algumas dicas que pra mim foram valiosas !!!! super beijo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário